domingo, 15 de julho de 2007

I ENCONTRO NACIONAL DA REM – REDE DE EDUCADORES EM MUSEUS E CENTROS CULTURAIS


I ENCONTRO NACIONAL DA REM –
REDE DE EDUCADORES EM MUSEUS E CENTROS CULTURAIS

17 e 18 de Setembro de 2007


Local: Fundação Casa de Rui Barbosa
Endereço: Rua São Clemente, 134
Bairro: Botafogo. Rio de janeiro/ RJ


Em setembro deste ano, a Rede de Educadores em Museus - REM - vai comemorar três anos de atuação promovendo o I Encontro Nacional da REM. Este encontro tem como principal objetivo ampliar o debate em torno do tema “Educação em Museus” e proporcionar, aos educadores que atuam em instituições museais e outros espaços culturais em todo o Brasil, oportunidade para a troca de experiências e também espaço para a discussão de questões que permeiam os trabalhos desenvolvidos nesta área.

O Evento pretende reunir em torno do tema “Educação em Museus” especialistas no assunto que, por meio de palestras e estudos de caso, possam contribuir para a sistematização de reflexões sobre essas práticas e apontar caminhos teóricos para aprofundar as discussões. Haverá, ainda, espaço para comunicações, no qual iniciativas de educação em museus e centros culturais realizadas no país poderão ser apresentadas ao público.

A REM - Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais surgiu em 2004, com o propósito de proporcionar encontros sistemáticos entre educadores de museus da cidade do Rio de Janeiro e de todo Brasil que tinham como desejo comum compartilhar idéias, conhecer mais de perto o trabalho dos colegas, refletir sobre a “práxis” profissional, e, acima de tudo, formar um grupo de estudos na área da educação em museus, contribuindo para o desenvolvimento deste campo profissional.

Além de propor encontros entre os profissionais que atuam em projetos educativos em museus e outros espaços culturais, é também um dos objetivos centrais da REM incentivar o desenvolvimento de REM’s em outros estados brasileiros, propiciando assim a aproximação de profissionais interessados na área e contribuindo para conectar estes educadores em todo o Brasil.


CONTATO
Marcelle Pereira
Coordenação da Rede De Educadores em Museus
E-mail: rededeeducadoresemmuseus@gmail.com
Maiores informações no site da Associação Brasileira de Museologia
Tel: 021 9304-9715